sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[NY] New Museum

Já falamos aqui sobre alguns dos museus mais conhecidos de Nova York, como o Metropolitan Museum of Art e o MoMA, mas há um museu na cidade, não tão popular entre os brasileiros, que vale a pena conhecer: o New Museum of Contemporary Art.

O New Museum começou como uma ideia da diretora fundadora chamada Marcia Tucker. Ela fez parte da curadoria do Whitney Museum of American Art (ainda falarei desse museu em outro post) de 1967 até 1976 e começou a pensar que deveria haver um museu com estrutura mais adequada para exibir trabalhos recentes de artistas ainda vivos.

Marcia Tucker fundou oficialmente o museu em 1977, como sendo o primeiro museu dedicado exclusivamente à arte contemporânea, buscando exibir trabalhos de artistas novos e ainda vivos que não tinham tido a oportunidade de ter seu trabalho visto pelo grande público. O museu inicialmente localizava-se em Tribeca e depois ainda mudou algumas vezes de localização até ganhar o prédio lindo projetado em conjunto por dois escritórios de arquitetura do Japão e de NY, tudo fruto do trabalho de Lisa Philips, diretora que substituiu Marcia Tucker no fim dos anos 90 na direção do museu. A mudança, juntamente com razoáveis doações recebidas, possibilitaram que o museu passasse a ter um espaço mais condizente com o seu tamanho e proposta.

Fonte: www.newmuseumstore.org
Atualmente, há uma exposição bem bacana lá chamada "NYC 1993: Experimental Jet Set, Trash and No Star", que foi concebida como uma espécie de capsula do tempo, que mostra como eventos/comportamentos relevantes daquele ano refletiram nesses 20 anos. E vai desde música, até política, passando obviamente pela arte dessa década.

Para quem for visitar o museu, ainda tem uma dica boa, que é o Birdbath, espaço gourmet operado pela The City Bakery que oferece café, sanduíches, saladas, etc, tudo super fresco. E você pode visitar o café mesmo sem ir ao museu.



O museu fica aberto de quarta à domingo, e às quintas das 19h às 21h a entrada é gratuita. Para mais informações, clique aqui.





Nenhum comentário: