terça-feira, 27 de agosto de 2013

[NY] Central Park

Posso dizer que tem algumas coisas nessa vida que me fazem plenamente feliz e uma delas é estar no Central Park. Este, que é o maior parque urbano do mundo, tem tanta historia e tanta coisa legal a oferecer que valeria muito mais de um post dedicado somente a ele! 


Coração de NYC
O Central Park foi aberto parcialmente em 1857 e possui 339 hectares. Foi criado como é hoje por Frederic Law Olmsted e Calvert Vaux, que ganharam um concurso de design em 1858 para melhorar a parte urbanística e expandir o parque, que ficou com a cara que tem hoje em 1873 (o Greensward Plan), em plena Guerra Civil Americana. 

Entre altos e baixos durante o século XX, o Central Park acabou consolidando-se como uma das grandes atrações de Nova York e um espaço para atividades físicas, culturais, para levar bebês, fazer piquenique, encontrar amigos e família, ou simplesmente ver o dia passar.

Como o parque é enorme, ele tem várias áreas que acho que vale destacar pela beleza e/ou importância no parque:

Wollman Rink: já falei sobre o Wollman no post de patinação no gelo. A pista não dura o ano todo, mas a área foi batizada com esse nome, fica em localização privilegiada no parque, de frente para a Central Park South e todos os edifícios lindos dela. Se for no verão com crianças, há um mini parque de diversões simpático no local.




The Mall: É uma espécie de rua larga dentro do parque, exclusiva para pedestres repleta de ulmeiros gigantes, que começa na altura da 66th street, no Literary Walk (area com esculturas de famosos como Cristóvão Colombo e Shakespeare) e vai até a altura da 72nd street, onde tem o Bethesda Terrace (sobre o qual falarei abaixo). Foi concebido originalmente para ser um espaço para passeio das pessoas, que eram deixadas de carruagem no início da via e apanhadas no Bethesda Terrace É um local que me traz muita paz e para mim, o mais inspirador do parque. As fotos das quatro estações nessa parte do parque são famosas, e vendidas em tudo quanto é lugar.



Bethesda Terrace and Fountain: este terraço de dois níveis foi construído durante a Guerra Civil Americana e é uma das obras de arquitetura do parque que valem ser mencionadas. Recentemente foi cenário diversas vezes do seriado "Gossip Girl" (era um dos lugares preferidos da Blair), mas historicamente falando, é a representação do projeto de Frederic Law Olmsted e Calvert Vaux para o parque: juntar natureza e arquitetura de forma harmônica. A vista da parte de cima do terraço é incrível e ao descer as escadas nos deparamos com um chafariz gigante, com um lago ao fundo. É um dos lugares mais visitados pelos turistas em Nova York.

Bethesda Fountain


Bethesda Terrace


Sheep Meadow: famoso gramado do lado oeste do parque, que hoje em dia é cenário dos mais populares banhos de sol e piqueniques no verão, mas que no passado era utilizado de verdade por ovelhas (sheep, em inglês) para pastar. Elas só foram retiradas do parque na época da Grande Depressão americana, pois a prefeitura ficou com medo que as ovelhas fossem mortas para servir de alimento à população de rua na época. No inverno normalmente o gramado fica fechado por questões de conservação, mas nos meses mais quentes não há nada mais agradável do que ir ao Whole Foods, comprar uns queijos e um pãozinho e fazer uma mini farofa piquenique no parque!
Verão em Sheep Meadow
Alice in Wonderland: uma das esculturas mais lindas e lúdicas do parque, trata-se de uma homenagem à história da Alice no País das Maravilhas. O espaço (que fica na altura da 74th street do lado leste) foi criado para as crianças e compreende um cogumelo gigante com Alice, Chapeleiro Maluco, Coelho Branco e o Gato de Cheshire. A escultura é tão grande que normalmente há vários pequenos brincando de escalar a o cogumelo e os personagens.


Alice
Strawberry Fields: homeagem póstuma a John Lennon, localizada em frente ao prédio Dakota (na 72nd street), onde ele morava e foi assassinado. Vive lotado de curiosos e fãs e sempre tem alguma flor ou bicho de pelúcia ou cartaz enfeitando a inscrição "Imagine" que fica no chão.

Homenagens a John Lennon
Great Lawn: o "Grande Gramado" é uma área enorme no Central Park na altura da 83rd street, cujo entorno é ocupado por cinco campos de softball (confesso que até hoje não entendo q diferença para baseball) e um gramado central, onde é muito comum ver piqueniques nos finais de semana. No verão ocorrem sempre apresentações da filarmônica e da ópera de Nova York, além de show de bandas famosas (tem um show famoso da Dave Matthews Band que foi gravado justamente nessa área).


Verão na Great Lawn
Reservoir: trata-se de um enorme lago com mais de bilhão de galões de água  no meio do parque (entre a 85th e a 96th streets), que antigamente era o reservatório de água da cidade. Com o desenvolvimento de novas técnicas para encanamento de água e reservatórios, passou a ser o principal lago do parque, circundado por uma pista de corrida de 2,5km usada pelos nova iorquinos para fazer exercícios. Em 1994 foi renomeado como Jaqueline Kennedy Onassis Reservoir, em homenagem à viúva de John Kennedy. Para quem gosta de correr (ou até mesmo caminhar), é imperdível.


Upper West Side visto da pista de corrida Reservoir.
Dicas YYCT: passeios gostosos pelo Central Park não precisam incluir tudo de uma vez:

Passeio 1 - entrar no parque pela Central Park South, passar pelo Wollman Rink, The Mall, Bethesda Fountain, escultura da Alice e chegar ao Metropolitan Museum (sobre o qual já falei aqui) e daí passar umas boas horas visitando alguma exposição bacana ou a coleção permanente do museu.

Passeio 2 - entrar no parque pela Central Park South com a Central Park West, passar por Sheep Meadow, Strawberry Fields, Great Lawn, sair do parque na altura da 81st street e visitar o Museu de História Natural (sobre o qual já falei aqui).

Passeio 3 - entrar no parque pelo lado leste ou oeste na altura da 90th street, dar uma volta no entorno do Reservoir, descer passando pela Great Lawn e tomar brunch na Boat House, restaurante que fica perto da Bethesda Fountain e é uma delícia!




quinta-feira, 15 de agosto de 2013

[NY] New York Public Library

No filme "O dia depois de amanhã" uma onda gigante invade Nova York e alguns jovens conseguem escapar dela ao se abrigarem na biblioteca publica de Nova York, a New York Public Library, como é conhecida.




Se no filme a biblioteca é conhecida por salvar as pessoas da onda e do frio, na vida real a biblioteca é parte do sistema bibliotecário de Nova York, composto não só pelo imponente prédio de Manhattan na 42nd street, mas também por outras bibliotecas espalhadas pelo Bronx e Staten Island e pela biblioteca online, que disponibiliza mais de 800.000 títulos na internet, além de todos os programas educacionais e de inclusão promovidos pela instituição.

A biblioteca foi fundada em 1895 e desde então se expandiu até se tornar o maior sistema bibliotecário dos Estados Unidos, contendo todo tipo de material, até mesmo os mais raros, como a carta de Cristóvão Colombo de 1493 narrando a descoberta do Novo Mundo. 




Para quem tem interesse, vale a pena fazer um tour, que conta melhor seus detalhes, é de graça e acontece às segundas-feiras e sábados às 10h e às 14h e aos domingos às 14h (exceto no verão, que a biblioteca não abre aos domingos).

Além dos tours, atualmente há uma exposição bem interessante para adultos e crianças na biblioteca, chama-se "The ABC of It: Why Children's Books Matter", que é uma mostra sobre a importância dos livros infantis, como eles ensinam às crianças, o que eles revelam sobre as sociedades que os produzem, tudo isso através de um ambiente dinâmico e interativo e cheio de raridades, como o livro original de Alice no País das Maravilhas. Para mais infos, clique aqui.

Dica YYCT: O Bryant Park fica logo atrás da NY Public Library, então um bom programa é  visitar a biblioteca, fazer o tour, ver a exposição e depois passear no parque (ou andar na pista de patinação no gelo, se for inverno).



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

[NY] Cinema no Bryant Park

Quando morava em Nova York, uma dos programas mais interessantes que fiz no verão foi assistir um filme no gramado no Bryant Park e gostaria de dividir esta dica, já que todo ano acontece o HBO Bryant Park Summer Film Festival, que aproveita o lindo gramado do parque e o transforma em uma grande sala de cinema ao ar livre!





A programação costuma incluir basicamente clássicos (eu vi Superman, esse ano teve Tootsie e ainda terá E.T. e filmes do Hitchcock) e acontece 1 vez por semana, sempre às segundas-feiras, no gramadão do Bryant Park (onde no inverno fica a pista de patinação sobre a qual já falei aqui).

O gramado abre às 17h para o público ir pegando os lugares e acreditem, tem que chegar cedo porque fica muito lotado, mas o filme mesmo só começa lá pelas 20h. O que acaba acontecendo é que as pessoas levam cangas/toalhas de piquenique para sentar, aproveitam e fazem um lancha ou almo-janta por ali também e depois curtem o filme.

O festival vai até 19 de agosto esse ano, se estiver por lá, vale a pena!

Mais infos aqui.