sábado, 12 de maio de 2012

[NY] Cupcakes

Nos EUA, o cupcake tem a mesma popularidade do nosso brigadeiro. Existe em diversos tamanhos, de diversos sabores, e tem uma história curiosa, sobre a qual já escrevi no site Comensais, mas resumidamente, surgiu no século 19 e tornou-se popular basicamente porque era mais fácil de ser assado do que um bolo de tamanho comum, já que nesta época tudo era feito em forno à lenha, onde muitas vezes o bolo passava do ponto certo, fora o fato de que levava muito tempo para ficar pronto, ao contrário de um mini bolo como o cupcake, muito mais fácil de ser assado e de se chegar ao ponto certo.

Em Nova York, o cupcake é vendido não só em lojas especializadas, como também em grandes cadeias como o Dean and Deluca, o Whole Foods, etc, mas eu, formiga que só vendo, tenho os meus preferidos, que quero dividir com vocês.
O MELHOR, EVER: Georgetown Cupcakes . A loja é de Georgetown, Washington DC, como o próprio nome diz, mas ficou tão popular que eles abriram este ano a filial em Manhattan, no Soho e é viciante. Fora o local, que tem uma decoração linda e é super gostoso, a vitrine com os cupcakes é de fazer qualquer um ter vontade de provar (até o marido que não curte doce). Meu preferido é o Red Velvet (tipo um cacau avermelhado com cobertura de cream cheese) mas tem uma variedade enorme de sabores, fora o sabor do dia. Para quem mora nos EUA, o canal TLC criou um reality show que mostra a rotina das criadoras dessas maravilhas, chamado DC Cupcakes.


Parte da vitrine

O desconhecido e surpreendente: Sweet Revenge. Essa é uma loja escondida na Carmine Street, perto da Bleecker, em pleno West Village, que para mim era o melhor cupcake até eu conhecer o da Georgetown Cupcakes. O bolinho é mais artesanal, e talvez até por isso sempre muito fresco e o atendimento bem personalizado. Não tem tantos sabores, mas são maravilhosos, destaque novamente para o Red Velvet (que eles chamam de Crimson Crim - o mesmo Red Velvet, mas com framboesa no bolo) e o de Chocolate meio amargo.

Sabores diversos
O famoso e (médio) gostoso: Magnolia Bakery. A Magnolia ficou conhecida na época do seriado Sex and the City e a partir daí, a loja começou a fazer fila na porta, eu mesma logo que cheguei em NYC só queria saber de ir lá, mas ao provar os cupcakes, percebi que a massa deles é um pouco mais ressecada e o icing é bem doce, o que não combina muito com meu paladar. De toda forma, vale a ida à Magnolia (que hoje tem lojas em NY e em outras cidades) para comer o Banana Pudding (uma espécie de pavê de banana, delícia) ou ter a sorte de ter o cupcake de cenoura no dia (o único dos sabores que não segue a regra acima).
Uma das lojas de NY
Fonte: site Magnolia Bakery

Banana Pudding

O da California que resolveu seguir os ares da costa leste: Sprinkles. A Sprinkles é uma marca famosa, mas não tinha loja em Nova York, apesar deles venderem em Manhattan o mix para fazer cupcake, que é ótimo! Quando morava lá, fui a Los Angeles e acabei provando o dito cujo na loja, e realmente era bem gostoso, principalmente o bolo, super fofinho. Há pouco tempo eles abriram uma loja em NY e é uma boa opção para quem está mais pros lados de Upper East Side e não quer descer a cidade para provar um bom cupcake.
Uma das vitrines em NY
Fonte: site Sprinkles
Obviamente, ainda há diversas outras opções, até mesmo de vegan cupcakes (sem farinha, sem lactose, sem ovo, sem nada, rsrs), mas essas são as minhas preferidas.
Hope you like it!

4 comentários:

Eliana Rocha disse...

Adorei esse post! rsrsrs

Alessandra Salgado disse...

Quando você for para lá em agosto, vai pelo menos no Georgetown Cupcakes porque é muuuuito bom!

Lu disse...

Eu quero um cupcake NOW !!! Só de ler as dicas fiquei com desejo !

Alessandra Salgado disse...

Eu ainda estou devendo para voces o cupcake homemade, me aguardem...