domingo, 2 de agosto de 2015

[NY] Segredinhos de NY

Nova York é uma cidade enorme, com uma história longa e como qualquer grande metrópole, guarda algumas curiosidades que nem todo mundo conhece, nem mesmo os que vivem por lá. Algumas dessas informações são interessantes inclusive para quem visita a cidade e quer fugir um pouco do tradicional Central Park - Times Square - Quinta Avenida. Vamos checar a lista?

Uma pista de boliche na mansão onde fica a Frick Collection: Na mansão onde fica a famosa coleção de arte existe uma pista de boliche que fica localizada entre dois andares da mansão e está super bem preservada. Infelizmente a pista não é utilizada e o máximo que você conseguirá é ver parte dela pelas andanças no museu (1 East 70th street).



Uma plataforma de metrô embaixo do Waldorf Astoria: Existe uma estação de metrô desativada bem embaixo do Waldorf Astoria, um dos símbolos de Nova York. Essa plataforma já está há muitos anos fora de uso, mas antigamente era usada pelos clientes VIP's do hotel (como por exemplo Franklin Roosevelt) para ter acesso ao Waldorf Astoria sem ter que passar pela entrada do hotel na rua ;)



Uma estação de metrô disfarçada de uma casa estilo "brownstone": Existe uma rua de casas em Brooklyn Height (Joralemon Street) onde uma dessas casas em estilo "brownstone" (vermelha, com vários andares e de tijolinhos) é na verdade uma saída de emergência das linhas 4 e 5 do metrô. 



Um abrigo para bombas embaixo da ponte do Brooklyn: Foi descoberta em 2006 por alguns operários um abrigo da época da guerra fria para proteção contra eventuais ataques de bomba. O abrigo tinha todo tipo de suprimentos: colchões, comida enlatada, agua, etc, tudo para garantir a proteção dos moradores naquela época. O abrigo obviamente foi desativado, mas o espaço foi mantido por lá.



Estátua do Lenin no East Village: Na altura da 250E Houston Street (Red Square) tem um prédio vermelho e no alto dele há uma estátua de tamanho quase natural do Lenin saudando a rua. É um detalhe que poucas pessoas veem, mas que faz parte da arquitetura daquela região.



Pedaço do Muro de Berlim em Midtown: Você não precisa ir a Berlim para ver o que restou do muro. Em um parque na altura da Madison Avenue com a 53rd street (Paley Park) existe um pedaço verdadeiro do muro de Berlim, permanentemente em exibição.



Uma estação de metrô linda e abandonada no City Hall: existe uma estação de metrô que não é mais utilizada mas que é linda e toda cheia de detalhes. Ela fica na altura do City Hall, em downtown (sul de Manhattan). Para vê-la, você deve permanecer no metrô da linha 6 após o ponto final dessa linha. Quando o trem for dar a volta para reiniciar o percurso, é possível ver e admirar essa estação não mais utilizada e esquecida no tempo.