quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

[Orlando] FastPass +

Há algum tempo atrás eu comentei por aqui que a Disney estava investindo pesado para mudar a experiência dos visitantes nos parques, para que tudo passasse a ser mais interativo e simples e ao mesmo tempo mantendo a excelência dos serviços prestados por eles.

Essas mudanças começaram a ocorrer gradualmente, com a implementação de wifi gratuito em todas as atrações e hoteis da Disney, o lançamento do aplicativo “My Magic+” para gerenciar reservas, tempo de espera em filas, gastos e por fim, a criação do FastPass+, que nada mais é do que já conhecido sistema de “furar fila” da Disney, só que ao invés de ser através do tradicional papel impresso que imprime um ticket com um horário pré-definido para que você volte depois, agora você pode passer a agendar até 3 FastPass+ com antecedência, pelo aplicativo.

No início o FastPass+ era destinado somente para hóspedes dos hoteis Disney e ficou muito tempo em fase de testes (ou seja, sistema do ticket e do aplicativo sendo usados em conjunto), mas em meados de 2014 a Disney aboliu de vez o FastPass impresso e passou a adotar para todos os visitantes somente a versão online, que agora pode ser acessada pelo aplicativo, pelo site da Disney ou ainda através dos funcionários que ficam localizados em estações espalhados pelos parques. Vale também dizer que o sistema continua sendo gratuito a todos os visitantes, diferente dos sistemas de “fura filas” dos parques da Universal, Sea World e do Busch Gardens, que são todos pagos à parte e os preços variam conforme a época do ano.

Para utilizar o novo Fastpass+, cada visitante registrará em seu ingresso para os parques as atrações que foram selecionadas para furar fila em um determinado parque e em um determinado dia.  Esta seleção de atrações pode ser registrada no cartão magnético (ingresso tradicional) ou na Disney MagicBand (uma pulseira emborrachada que serve como ingresso e é gratuita para os hóspedes dos hotéis da Disney e paga para quem está hospedado fora do complexo).

Cartão Magnético

Magic Band
Fonte: site www.waltdisneyworld.com

No horário previamente agendado, basta ir até a atração previamente escolhida e encostar o seu cartão magnético ou a sua MagicBand no totem com o símbolo do Mickey que fica na entrada da fila reservada para quem tem o Fastpass+. Quando o símbolo do Mickey acender a luz verde, você está autorizado a seguir na fila do FastPass+.



Com essa nova forma de usar o FastPass+, passaram a existir 2 formas de agendar a ida às atrações, de forma antecipada através do site ou do aplicativo ou ainda no próprio parque, através dos funcionários que ficam em quiosques especiais com seus Ipads realizando os agendamentos do dia.

Reserva  com antecedência: antes de mais nada para reservar o FastPass+ com antecedência é necessário adquirir seu ingresso antes de viajar (ou possuir ao menos o número do voucher que você irá utilizar para retirar seu ingresso na bilheteria). Se você for se hospedar em um dos hotéis da Disney, você pode reservar os Fastpass+ pelo site ou pelo aplicativo My Disney Experience com até 60 dias de antecedência. Já se você for se hospedar em um hotel fora do complexo Disney, poderá fazer o mesmo agendamento, só que com somente 30 dias de antecedência. A vantagem de reservar com antecedência é que normalmente se tem mais chances de conseguir FastPass+ com mais facilidade para as atrações mais concorridas. Por outro lado, você não poderá decidir em cima da hora para qual parque ir, tudo terá que estar previamente organizado.

Reserva no próprio dia de visita ao parque: Ao chegar no parque Disney escolhido ou a qualquer momento durante o dia, os visitantes poderão agendar seus FastPass+ nos quisoques que ficam espalhados pelos parques, com a ajuda de um membro Disney. A vantagem desse método é que você tem mais liberdade para decidir em cima da hora qual parque visitar. Por outro lado, há grandes chances de ter que enfrentar fila nos quiosques e além disso não conseguir FastPass+ para todas as atrações que deseja ir, tendo assim que enfrentar a fila normal.

Em cada parque, você encontrará vários quisoques espalhados. Para conferir a lista completa, clique aqui.



Forma de Uso e Limitações

Para as reservas antecipadas, cada pessoa poderá selecionar até 3 atrações diferentes de um mesmo parque, sendo que no Hollywood Studios e em Epcot, as atrações são divididas em dois grupos (1 e 2, divididas pelo nível de popularidade) e você não consegue reservar Fastpass para três atrações de um mesmo grupo. Em Hollywood Studios, por exemplo, você não poderá selecionar Fastpass para Toy Story Mania e Rock’n’Roller Coaster. Neste caso, pode-se selecionar 1 das 2 atrações e escolher ainda um FastPass+ de uma outra atração do outro grupo (Tower of Terror, por exemplo).

Após usar os 3 Fastpass+ reservados (ou após o horário do terceiro acabar, mesmo que você não use), você poderá pegar um Fastpass+ adicional, a cada uso. Ou seja, depois de usar os 3 reservados com antecedência, você pode pegar um 4º. Depois de usado o 4º, pode selecionar um 5º, e assim por diante, sem limite.

Minhas impressões em relação ao novo FastPass

- A Disney claramente criou mais um atrativo para se optar pela hospedagem no complexo hoteleiro deles. Antes já havia transporte gratuito do aeroporto, sistema de compras nos parques e lojas entregues diretamente em seu quarto, horas extras para ficar no parque exclusivas para hóspedes e agora, mais tempo para conseguir organizar sua viagem com o FastPass+.

- Uma melhora desse sistema é que quase todas as atrações e shows dos parques agora também contam com o sistema de Fastpass. Antigamente, apenas as atrações mais procuradas tinham o serviço.

- Como no novo FastPass você não anda mais com os tickets impressos com os horários de retorno em cada atração, você não corre mais o risco de perdê-los e perder sua vez na atração. O ideal é instalar o My Disney Experience no seu celular para ter sempre os horários de entrada de cada atração.

- Um lado negativo é que agora não é mais possível pegar vários Fastpass+ para a mesma atração. Se você quiser ir na Space Mountain três vezes, por exemplo, terá que pegar a fila normal (stand-by) pelo menos uma vez. É ruim para quem sabia usar bem o FastPass antigo, mas foi a forma que a Disney encontrou para limitar os abusos no sistema.

- O novo sistema privilegia quem chega cedo no parque, pois quem marcar seus FastPass+ para as 3 atrações no início do dia, acaba conseguindo marcar mais FastPass+ adicionais com mais facilidade, já que o FastPass+ adicional só pode ser pego depois que o último Fastpass+ for usado/expirado o horário.

- Em época de baixa temporada é tranquilo deixar para reservar FastPass+ em cima da hora, mas se você pretende viajar em feriados americanos ou nas épocas de alta temporada, vale muito a pena perder tempo organizando os FastPass+ antes para ganhar tempo nos dias em que estiver nos parques.