domingo, 29 de março de 2015

[NY] Andando de metrô em Nova York

Nova York é uma cidade que tem muito para se conhecer e passear, mas como qualquer grande metrópole mundial, tem um trânsito terrível. A parte boa é que Nova York oferece ótimas alternativas para quem não quer pegar trânsito e gastar muito dinheiro com táxi, como por exemplo as bicicletas Citibike (sobre as quais já falei aqui) e o metrô, que tem um sistema super desenvolvido e te leva a praticamente qualquer lugar da cidade, veja abaixo uma parte das linhas de metrô que cortam a cidade:




Justamente por ter um sistema tão desenvolvido, muitas vezes andar de metrô em Nova York acaba sendo um pouco confuso no início e as pessoas desistem de utilizar esse ótimo meio de transporte, mas a ideia aqui é justamente explicar melhor como fazer isso.

Para andar de metrô será necessário comprar o Metrocard, o bilhete eletrônico em forma de cartão de crédito que você sempre irá passar na catraca para entrar na plataforma do metrô:



Na primeira vez que vocês forem comprar o Metrocard, poderão escolher entre as seguintes opções: uma única passagem (Single Ride - $2.75), adicionar créditos por passagem (Pay-Per-Ride) e passagens ilimitadas (Unlimited Ride), com as sub opções de 7 dias ($31) ou 30 dias ($116.50). Não indicamos a opção de passagens ilimitadas pois cada viajante deverá ter seu próprio Metrocard, você só poderá reutiliza-lo em um intervalo de 20 minutos (ou seja, se pegou a estação errada, vai ter que aguardar para usar o cartão na estação correta) e só vale a pena para quem usa mais de 2 passagens por dia, todos os dias*. 


A melhor opção é a Pay-Per-Ride, que diminui o valor da tarifa conforme você adiciona créditos no cartão (você sempre ganha um bônus de 11% ao acrescentar $5.50 ou mais no cartão para poder usar o metrô). Assim vocês poderão comprar apenas um cartão para dividir e quando o crédito estiver acabando podem repor os créditos no próprio cartão com mais $10 ou $20, dependendo do uso. 

Mas como comprar o cartão? Diferentemente do Brasil, em Nova York o processo é todo feito em uma máquina, a maioria das estações nem possuem atendentes para vender os cartões ou ajudar no processo.

Logo que você entrar em uma estação vai ver a seguinte máquina:



Essa é a máquina de atendimento onde você irá comprar ou adicionar creditos no seu cartão. A primeira tela que aparecerá pergunta em qual idioma você deseja proceder. Infelizmente não existe ainda a opção "Português", mas você pode optar por continuar em inglês ou espanhol. 


Escolhendo a opção "Inglês", depois aparecerá uma tela onde haverá as opções de compra. Clique em "Metrocard":



Ao escolher a opção "Metrocard", na próxima tela aparecerão as seguintes opções: (1) adquirir um novo Metrocard  ("Get new card"), (2) Adicionar mais créditos ao seu Metrocard ("Refill your card") e (3) obter informações sobre o seu Metrocard ("Get card info"). Se for a primeira vez que você for ao metrô, deve escolher a opção 1, se já tiver o Metrocard e precisar adicionar créditos, escolha a opção 2, já a opção 3 serve para ver quanto você ainda possui de créditos no cartão:


Se você for adquirir um novo Metrocard, você deve escolher entre a opção padrão ("Regular Metrocard") ou a opção de viagens ilimitadas ("Unlimited Ride"). Como a segunda opção é justamente aquela que explicamos que não vale a pena, escolha a opção Regular Metrocard:


Após escolher o cartão regular, você deve escolher o valor que deseja colocar no cartão. A máquina dá opções de $9, $19, $39 dólares ou valor que desejar ("Other Amount"). A melhor opção varia em relação ao número de dias de sua viagem e quantas pessoas irão utilizar o mesmo cartão, mas em média diríamos que o ideal é colocar $19 dólares para poder usar algumas vezes antes de ter que acrescentar créditos normalmente.



Depois que escolher a opção de valor que prefere, você precisará inserir papel moeda ou o seu cartão de crédito para finalizar a compra. No caso de papel moeda, se não for inserido o valor, certo, a máquina dá troco em moedas (valor máximo de $8 dólares de troco). 


Após efetuar o pagamento, a máquina irá liberar um novo cartão para você utilizar.

Se por acaso você for utilizar a máquina para acrescentar novos créditos, você deve escolher a opção "Refill your Card", inserir seu Metrocard na máquina, escolher o valor a ser inserido (aparecerão as mesmas opções de valor), pagar e a máquina liberará seu cartão.

Depois disso é só passar o cartão no leitor da catraca que você terá acesso à plataforma.

Para utilizar as linhas de metrô, vale sempre lembrar que você deve checar a cor da linha, o número ou letra, o sentido (Uptown/Sentido Norte da Cidade - Downtown/Sentido Sul da Cidade) e se ela é uma linha expressa (se for expressa, ela vai mais rápido, mas não vai parar em todas as estações, somente naquelas indicadas com um bolinha preta no mapa do metrô).

Vale lembrar que o metrô funciona 24h, mas a partir das 22h e em domingos e feriados os trens passam com menos frequência, então se for usar o metrô em um horário tarde ou de madrugada, lembre-se sempre que você pode ter que aguardar mais de meia hora pelo trem.

E finalmente: todos os brasileiros chegam em Nova York e costumam achar os metrôs feios. Realmente o metrô lá não é super lindo como em outros lugares, mas é muito eficiente e ainda assim vale utiliza-lo como meio de transporte.

Para mais informações sobre o metrô, clique aqui.

*Valores de 29 de março de 2015



segunda-feira, 23 de março de 2015

[Orlando] Be Our Guest, o restaurante

Be Our Guest é o restaurante de Magic Kingdom que foi aberto no fim de 2012 na expansão da Fantasyland e que é desde então, o restaurante mais disputado do parque. As razões são diversas: foi o primeiro restaurante do Magic Kingdom a servir bebida alcóolica, os pratos (mesmo os servidos em esquema em fast food) têm inspiração francesa, o restaurante foi concebido para ser uma réplica perfeita de 3 ambientes do castelo do filme "A Bela e a Fera", com direito ao salão de festas e neve caindo pela janela, dentre outros motivos.




O restaurante abre para café da manhã, almoço e jantar e funciona no seguinte esquema: 

Café da Manhã - passou a ser servido em 20 de março (semana passada!) e oferece opções indo desde o clássico croissant com café, passando por ovos mexidos, omeletes, frutas frescas, quiches e sanduíches. Todos os pratos vem acompanhados de uma cesta de pães e de uma bebida à sua escolha. O café da manhã vai das 8 às 10, custa USD19.99 e deve-se preferencialmente fazer reserva.

Fonte: www.disneyworld.disney.go.com

Almoço - o almoço é servido das 10:30 às 2:30 da tarde, também é em esquema "quick service" e tem muitas opções de pratos, como croque monsieur (famoso sanduíche de queijo francês), sanduíche de rosbife, salada de quinoa, sopa de cebola, quiches, dentre outras opções. Nesse horário eles também aceitam reserva, mas considerando que é quase impossível conseguir reservar, a boa dica nesse caso é deixar para ir almoçar mais tarde e ficar menos tempo na fila do restaurante (tem fila sempre!).

Fonte: www.disneyfoodblog.com

Jantar - servido das 4:00 às 9:30, o grande destaque do restaurante é o jantar, onde muda o cardápio (e os preços), o serviço é na mesa (no café da manhã e no almoço é esquema fast food), praticamente só se entra com reserva e a ideia é proporcionar uma experiência gastronômica mais premium. Os pratos são os clássicos franceses e não vão ter personagens nem nada parecido, a ideia é ser um jantar bem gostoso mesmo, no estilo dos bons restaurantes que há em Epcot por exemplo.

Fonte: www.disneyfoodblog.com

Se você está planejando uma viagem à Orlando com mais de 6 meses de antecedência, vale se programar para ir ao restaurante e fazer uma reserva (as reservas abrem sempre com 6 meses de antecedência da data em que se deseja ir a um determinado restaurante ou atração), que pode ser realizada por telefone (+1 (407) 939-5277) ou pelo aplicativo My Disney Experience (sobre o qual já falei aqui). 

Se você for ficar em um dos hotéis da Disney, as suas chances de reservar são ainda maiores, porque neste caso você pode fazer todas as reservas que quiser com 6 meses de antecedência da data que começa sua viagem, o que lhe dará uma vantagem em relação aos visitantes que não se hospedam dentro da Disney.

Por outro lado, se você resolveu mais em cima da hora viajar, o melhor é ir na cara e na coragem ao restaurante e tentar um lugar nos horários menos disputados, ou seja, sempre no início ou no final dos horários de almoço e de jantar.

Se no final das contas você não tiver paciência para a fila, você pode ir na atração "Enchanted Tales with Belle" e pelo menos conhecer o castelo, que é bem bonito ao vivo. Mas eu pessoalmente ainda acho que vale insistir e conhecer o restaurante ;)