domingo, 17 de fevereiro de 2013

[NY] MoMA

Depois de umas mini férias do blog em função do carnaval, voltemos às dicas...Começo por NY, que continua gelada e convidativa a programas mais fechados e aconhegantes. E nesse contexto é vou falar sobre um de meus museus favoritos, o Musem of Modern Art, ou MoMA

Fonte: www.virtualillusion.blogspot.com
O MoMA foi criado em 1929 por Abby Rockefeller (a família praticamente criou a Nova York que conhecemos hoje) e mais duas amigas, Lillie P. Bliss e Mary Quinn Sullivan. A ideia era criar um museu que pudesse expor o modernismo europeu e trazer uma proposta diferente do Metropolitan Museum of Art (sobre o qual já falei aqui).

Uma exposição do inicio do museu
Fonte: www.moma.org
Elas abriram o museu em um andar de um prédio na 57th street com a 5th avenue com uma exposição com pinturas de Van Gogh, Cézanne, Gauguin e Seurat. Nos primeiros 10 anos de vida, o museu ainda mudou mais 3 vezes de lugar, até chegar na atual localização (53th street entre 5th e 6th avenues). Durante esse período elas também conseguiram atrair pessoas experientes para a curadoria do museu, o que acabou ajudando a organizar a exposição que deu reconhecimento internacional ao museu, que veio com uma mostra sobre Picasso em conjunto com o Art Institute de Chicago em 1940.Daí o museu foi ganhando mais obras e mais espaço e mais investimentos até chegar no projeto que conhecemos hoje.

Fonte: www.greeteadesign.com
O que mais curto no MoMA é que é um museu muito democrático. Ele traz as mais diversas formas de arte moderna, variando da arquitetura à fotografia, da pintura às instalações, o que faz com que todo mundo se identifique ao menos com uma parte do museu. Além do acervo permanente, eles sempre tem exibições interessantes; agora por exemplo está ocorrendo uma exibição sobre a criação da pintura abstrata, com diversas obras de 1920-1925 que explicam o surgimento desse movimento. O quadro "O Grito", de Edvard Munch, também está em exibição. Quando ainda morava em NY tive a sorte de poder ver uma exposição enorme do Van Gogh, outra grande do Miró e mais uma sobre as obras visuais do Dalí, todas imperdíveis (aliás, vocês sabiam que Dalí colaborou com Walt Disney?).

Jardim do MoMA
Além disso, no MoMA há um restaurante muito bom, o The Modern, e tem a loja do MoMA, que é sensacional. A loja é focada em livros e em produtos de design em geral, mas tem MUITA coisa maneira para decoração e para casa em geral, é literalmente de pirar, dá vontade de levar tudo. A loja ficou tão popular que tem uma filial dela no Soho, bem em frente ao Balthazar (na Crosby street esquina com Spring street).  

Nesse inverno de ventos gelados, nada melhor que passar um dia inteiro no museu.....para mais informações sobre horário de funcionamento e preço de entrada, clique aqui.

Dica YYCT: Se você quiser economizar um pouco, às sextas-feiras das 16h as 20h a entrada é gratuita (Target Free Friday Nights) ;)




Nenhum comentário: