quinta-feira, 24 de outubro de 2013

[NY] New York Historical Society Museum & Library

Tem um museu em Nova York que nem todo mundo conhece, é o New York Historical Society Museum & Library (N-YHS). Ofuscado pelo vizinho Natural History Museum (sobre o qual já falei aqui), o N-YHS não é tão conhecido dos turistas, mas é o museu mais antigo de Nova York, tendo sido fundado em 1804, com o objetivo de explorar o cenário político, cultural e social de Nova York e dos EUA.



O N-YHS possui um acervo permanente de mais de 1,6 milhões de peças e é composto ainda por uma grande biblioteca (Patricia D. Klingenstein Library), um centro de estudos da cultura americana (Henry Luce III Center for the Study of American Culture) e uma coleção importantíssima de manuscritos, documentos, diários, mapas e fotografias que contam a história americana desde a sua fundação (Gilder Lehrman Collection). 







Além do acervo permanente, a N-YHS possui diversas exposições, sendo que uma das que está acontecendo agora eu preciso compartilhar com vocês porque é muito bacana, trata-se de "The Armory Show at 100: Modern Art and Revolution", uma exposição que conta sobre os 100 anos da famosa exposição de arte moderna que aconteceu em Nova York em 1913, trazendo de volta as obras que tanto impactaram os Estados Unidos naquela época.

São obras "apenas" de Duchamp, Matisse, Picasso, Cézanne, Gauguin e Van Gogh, que naquela época foram levadas para Nova York com o objetivo de introduzir o público americano as obras avant-garde dos já famosos artistas europeus.




Vale muito a pena visitar ao menos essa exposição e para quem quiser se organizar melhor, no site do museu estão sendo vendidos tickets com hora marcada, assim você não precisa ficar na fila.

O N-YSH fica no Central Park West com a 77th street. Para mais infos sobre o museu, clique aqui.

Nenhum comentário: