quinta-feira, 16 de agosto de 2012

[NY] Metropolitan Museum of Art

Se tem um passeio cultural obrigatório para quem vai a Nova York é a visita ao Metropolitan Museum of Art, o "Met" para os mais íntimos.
.
O Met foi inicialmente concebido em 1866, quando um grupo de americanos que estavam em Paris começou a pensar em criar uma organização que fosse uma mistura de instituição nacional de arte com galeria de exposição e que trouxesse arte e educação em história da arte para os americanos.
.
O embrião do Met surgiu já em 1870 e em 1880 o museu passou para o atual endereço (5a avenida e 82nd street) e de lá para cá, o museu expandiu-se diversas vezes, ocupando o entorno da estrutura original (vide foto abaixo).
.
Fonte: site www.metmuseum.org
.
A partir do final do século XIX, os curadores do Met passaram a fazer grandes aquisições de obras de arte, obviamente com a colaboração financeira de grades filantropos e no início do século XX, o Met já era considerado um dos principais centro de arte mundiais, principalmente no que diz respeito à arte européia e a coleção de arte egípcia. Durante todo o século XX, o Met continuou fazendo aquisições relevantes e abrindo seus salões para exposições temporárias e atualmente possui a maior coleção do mundo de arte americana, além de quadros de Vermeer, Matisse, Van Gogh, Picasso, dentre outros grandes artistas. O museu é tão grande que é impossível conhecê-lo todo em um único dia.
.
Fonte: www.visitny.com
.
Hoje, o Met é uma instituição mundialmente conhecida e que vive se reinventando, buscando aliar sua extensa coleção permanente a exposições ligadas a diferentes áreas da arte, como por exemplo as exposições anuais de moda que ocorrem durante o verão americano (esse ano é sobre a Miuccia Prada e a Elsa Schiaparelli) e que são organizadas pelo Costume Institute do Met. O Met também é visto frequentemente em filmes e séries de TV (quem assiste Gossip Girl vai se lembrar que o Met é a escadaria preferida de Blair Waldorf e Serena Van Der Woodsen).
.
Além do prédio principal, o Met acabou criando um filhote, o The Cloisters, que é um museu especializado em arte medieval. Mesmo para quem não curte esse tipo de arte especificamente, vale a visita ao The Cloisters só pelo jardim, que é lindo. 
.
Adicionalmente às exposições, o Met possui áreas internas incríveis, que vale a pena visitar só para você ficar olhando o ir e vir das pessoas, fora os cafés, restaurantes e, na época do verão, o terraço, sobre o qual ja falei aqui. Acaba virando programa de um dia inteiro e era uma das minhas opções de fim de semana quando morava lá.
.
Fonte: www.metmuseum.org
.
Antes de visitar o Met, vale a pena acessar o site deles (aqui) e conferir quais as exibições temporárias que estão acontecendo e poder fazer da visita um mix com as galerias permanentes. Para mais informções sobre o The Cloisters, clique aqui.
.
Dica YYCT: se você for ficar mais de uma semana e nunca foi a Nova York, vale a pena dedicar um dia inteiro ao Met. Se você for ficar menos de uma semana em Nova York e é sua primeira visita ou se você ja conhece o museu de viagens anteriores, sempre vale a pena visitar o Met por algumas horas, então a idéia é separar uma manhã ou uma tarde para a visitação (cerca de 2h30, 3h) e conhecer duas ou três exposições. Depois, pode-se aproveitar para ficar passeando no Central Park, que fica logo atrás do museu. 
.

Nenhum comentário: