domingo, 21 de abril de 2013

[NY] Visitando o Harlem

Em Nova York existe uma área que nem sempre é visitada pelos turistas, mas que tem seu charme e valor. Esse é o bairro Harlem, formado basicamente pela população de afro-descendentes e batizada de Harlem em homenagem à cidade Haarlem na Holanda (um dos principais colonizadores da região). 

A região já foi sinônimo de pobreza e violência, principalmente até os anos 90, mas sempre teve seus atrativos e hoje mais do que nunca é um convite à visita, principalmente para aqueles que já foram mais de uma vez a Nova York e querem fugir do circuito Times Square-Quinta Avenida-Compras.

Uma das atrações mais clássicas do Harlem é o Apollo Theater.  Teatro musical fundado em 1934, sempre teve como foco a descoberta de novos talentos e além disso foi palco de um show de calouros por vários anos (o Showtime at Apollo). 

Fonte: www.blackpast.org
Ocorre que foi no Apollo que ocorreram as primeiras performances de vários dos grandes cantores americanos, como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Aretha Franklin, James Brown, Jackson 5, Marvin Gaye, Stevie Wonder e mais recentemente, Mariah Carey e Lauryn Hill e isso acabou por catapultar o local à fama há muitos anos atrás, tornando-o ponto obrigatório de visitação na região. Atualmente, além do tour existe também as noites de "calouros", chamadas de "Amateur Night",  toda quarta-feira. Mais infos para chegar no Apollo Theater, clique aqui.

Amateur Night
Fonte: www.guardian.co.ok
Outra atração obrigatória na região é o museu The Cloisters. O The Cloisters é uma coleção/museu que faz parte do Metropolitan Museum of Art (sobre o qual já falei aqui), composta por galerias e itens de arte europeia medieval (3000 itens do período entre os séculos IX e XVI), organizados em ordem cronológica. A coleção é rica e fazia sentido coloca-la em um lugar especial, por isso a localização em endereço diferente do Metropolitan. Além disso, o The Cloisters tem um jardim incrível, que vale uma visita. Para quem se interessar em visitar, vale checar as infos aqui.

Museu e jardim
Uma outra atração bastante popular entre turistas é o coral gospel da Abyssinian Baptist Church. Fundada em 1808 por um grupo de afro-americanos, a igreja tem 1000 assentos e TODOS ficam ocupados nas missas de domingo, que ocorrem sempre as 11h00. Para garantir seu lugar, chegue com pelo menos 1h de antecedência. Para mais infos, clique aqui.

Abyssinian Baptist Church
Atualmente, a grande novidade da área é um complexo de entretenimento chamado MIST Harlem, composto por 3 estúdios de alta tecnologia que podem ser usados tanto para um evento corporativo como para um concerto, salas de cinema e apresentações de stand-up comedy, dentre outros eventos. Para mais infos sobre o MIST, clique aqui.

Nenhum comentário: