segunda-feira, 1 de abril de 2013

[NY] Os tailandeses

Se tem uma culinária que eu aprecio demais é a tailandesa. Mistura rica de sabores, não necessariamente picante, uso de arroz de jasmim que tanto amo e pratos que mesmo fáceis  sempre me fazem fugir da mesmice do dia a dia. É tanto amor, que até aula de culinária tailandesa eu já fiz!

No Rio de Janeiro, onde moro, só existem praticamente 2 bons restaurantes tailandeses, então a oferta é bem escassa. Quando fui morar em NY, eu e marido nos deparamos com uma realidade oposta, ou seja,  oferta absurda de locais de comida tailandesa, desde os mais simples, até restaurantes chiques e badalados da cidade. Já dá para imaginar que os foodies aqui aproveitavam cada oportunidade para conhecer um novo da categoria. Hoje vou dividir meus "thais" favoritos com vocês:

Spice Market
Esse foi amor à primeira vista. Restaurante com menu do chef Jean-Georges Vongerichten, o Spice Market tem ambiente agradável, serviço de primeira, bem localizado e opções de comida thai para todos os gostos. 

A proposta deles é que os pratos sejam divididos e você vários para uma mesma mesa, assim cada um pode provar um pouquinho de cada coisa. O ginger fried rice de lá é algo! Só uma dica, não siga pelo esquema de menu executivo porque as opções são muito reduzidas e nem são oferecidos os melhores pratos. 

Fonte: www.nytimes.com
O Spice Market fica aberto para almoço e jantar, o no almoço é um clima mais executivo, já no jantar é um clima mais lounge. Outra dica boa: se estiver em grupo de pelo menos 6 pessoas, vale pedir as salinhas de jantar mais reservadas. O Spice Market está localizado na 403 west 13th street, no Meatpacking District. Para mais infos, clique aqui.

Spice
Esse foi outro amor à primeira vista, mas na linha thai bom, bonito e barato, rsrsrs... O nome é parecido com o do restaurante acima, mas o Spice é uma cadeia de restaurante thai espalhada pela cidade que oferece os pratos tailandeses clássicos de forma bem executada, rapidinho e muito barato. 

A filial do Upper East Side
Na hora do almoço (13:30h às 15:30h diariamente), eles têm o executivo que é uma entrada + um prato principal, que junto com a taxa sai por módicos USD10.00!! É isso mesmo, dez dólares. E em cada prato principal você pode escolher a proteína, ou seja, se quer tofu, frango, carne ou camarão.  


Para ter informação da filial do Spice mais perto da sua localização e outras infos, clique aqui.

Buddakan
Esse é um restaurante que tem muita opção de comida tailandesa, mas o menu também sofreu influências de outras culinárias asáticas, como a chinesa e a vietnamita. Ele ficou famoso por conta do filme Sex and the City, é o lugar onde a Carrie e o Big fazem o "Rehearsal Dinner" (espécie de celebração pré-casamento típica americana) deles, com destaque para o salão com os candelabros absurdos de lindos do restaurante. 

Fonte: www.weektips.com.br
Independente do filme e do clima cool do lugar, a comida é muito boa e vale a pena conhecer (lá tem uns dumplings de edamame que são uma delícia!). O Buddakan fica na 75 9th Avenue (esquina com a 16th street). Para mais infos, clique aqui.

TAO
Esse é o asiático queridinho da brasileirada em NY. Ele é uma mistura de restaurante com lounge e à noite rola um som mais alto para animar o ambiente. Lá você tem a opção de ir e ficar no bar bebendo e comendo entradinhas como dumplings e rolinhos primavera com recheios inusitados ou partir para uma refeição mesmo.

Fonte: www.insidenewyok.com
No restaurante também há um mix de inspirações orientais (inclusive japa) e dá para provar um pouco de cada coisa. Eu amei o kobe beef com molho de wasabi e salada agridoce! Os tempuras também são bem gostosos. O TAO fica na 42E 58th Street (entre Madison e Park avenues). Para mais infos, clique aqui.

SEA
O SEA é dos mesmos donos do Spice e tem o mesmo esquema baratinho na hora do almoço, mas fica no burburinho do Meatpacking e tem mais opções de prato com peixes e camarão. O SEA fica na 835 Washington Street (em frente a uma das entradas pro Highline Park), mas há outra filial em Williamsburg, Brooklyn, bem mais charmosinha. Para mais informações, clique aqui.

Filial do Brooklyn
Fonte: www.timeout.com
Peep
Outra opção thai dos mesmos donos do Spice e do SEA, só que localizado no Soho e com um toque meio voyeur (rola uma luz neon e banheiros onde você não é visto, mas consegue ver todo mundo que está fora almoçando/jantando). 


Na hora do almoço também tem o esqueminha de entrada e prato por USD10.00. O Peep fica na 177 Prince Street, para mais infos clique aqui.

Land
Esse foi um thai descoberto meio por acaso, mas que é uma ótima dica para quem estiver pelas bandas do Upper West Side. Ele também tem um esquema  baratinho na hora do almoço (USD 9.00!!), mas o legal é que ele tem uns pratos menos óbvios e muito gostosos, como o chicken curry puff e o grilled skirt steak com  brócolis e molho de tamarindo. 

Fonte: www.donewyork.com
O Land fica na 450 Amsterdam Avenue (entre 81st e 82nd streets). Para mais infos, clique aqui.



Nenhum comentário: