segunda-feira, 20 de maio de 2013

[NY] Estátua da Liberdade

Engraçado como o blog já está no ar há mais de um ano, mas até hoje eu não tinha escrito sobre o símbolo mais tradicional de NY, a Estátua da Liberdade. Talvez seja porque é muito clichê e minha proposta aqui é trazer uma visão mais pessoal sobre a cidade, mas ainda assim ver a Estátua da Liberdade, mesmo que seja de Manhattan, sempre dá uma sensação de “estou aqui vivendo algo que sempre vi nos filmes”.



Como finalmente as visitas ao monumento serão reabertas em 4 de julho próximo (estava tudo fechado desde a passagem do furacão Sandy), hoje eu resolvi dar dicas sobre a visitas à atração.

O monumento, presente da França e que virou símbolo máximo dos Estados Unidos, foi inaugurado em 1886 para comemorar o centenário da independência americana e tem como nome oficial “A Liberdade Iluminando o Mundo”. Poucas pessoas sabem, mas para fazer a estrutura metálica da estátua, o escultor (Fréderic Bartholdi) contou com a ajuda de Gustave Eiffel, responsável por outro dos maiores monumentos mundiais (a Torre Eiffel).


A Estátua da Liberdade fica em uma ilha no sul de Manhattan chamada convenientemente de Liberty Island e a visita à Estátua é na verdade uma visita à ilha em si, onde aproveita-se para tirar muitas fotos e, se o turista tiver paciência (e fôlego), pode fazer o passeio à estrutura interna da Estátua. Importante falar que o passeio inclui não só a Liberty Island, como também a Ellis Island, uma outra ilha na parte sul de Manhattan que historicamente é importante porque era o lugar onde os imigrantes eram registrados ao chegar em NY.

Todas as visitações saem sempre do Battery Park e o ideal é separar pelo menos metade do dia para a visita, pois é MUITO cheio, qualquer dia do ano, qualquer época, qualquer horário. A fila chega a assustar de tão grande, mas anda rápido. Se você comprar o ingresso pela internet, a fila diminui, mas só um pouco, rsrs..



Você pode comprar os ingressos no site oficial da companhia de transporte para a ilha, a Statue Cruises (recomendo), pois não tem erro. O ticket custa em média USD25.00 e inclui visita à Liberty Island e à Ellis Island (o que leva mais ou menos umas 3h).

Um detalhe importante é que você tem varias opções de ticket, dependendo do que desejar visitar:
  • Só a ilha, sem entrar na Estátua (USD17.00)
  • A ilha com acesso à parte mais baixa do monumento, que eles chamam de "monument access" (USD17.00)
  • A ilha com acesso completo à estátua, subindo até a coroa, que eles chamam de "crown access". Nesse caso  o ingresso é separado (mais USD3.00) e deve sempre ser reservado com antecedência. 

Dica YYCT: como qualquer ponto no sul de Manhattan, lá venta demais, o que no inverno faz com a sensação térmica seja de mais frio ainda. Caso você visite a ilha em época de frio, ou seja, de novembro a abril, recomendo que o faça entre 10 da manhã e 1 da tarde, o horário em que o clima fica mais tranquilo.

Nenhum comentário: