domingo, 5 de maio de 2013

[NY] New World Trade Center

Nova York é linda toda vida, mas é uma cidade marcada pelos atentados de 2011, o que fica ainda mais evidente quando passamos em frente ao local onde ficavam as torres gêmeas e que é desde então chamado de Marco Zero. Não tem como passar por ali e não se arrepiar ou sequer pensar que há pouco mais de 10 anos ocorreu aquela tragédia toda.


Por conta disso, quinta-feira foi um dia feliz, em que algo muito emblemático aconteceu em Nova York: diversas pessoas foram no marco zero para ver os operários içarem a última peça da antena do edifício One World Trade Center. O edifício é parte do projeto que está em fase final e substituindo as torres, destruídas no atentado.

Fonte: www.epocanegocios.com.br
A antena, que pesa cerca 800 toneladas e mede aproximadamente 124 metros, foi apoiada sobre uma base situada no ponto mais alto do edifício, de 104 andares, à espera da conclusão de sua instalação em seu ponto final. Quando o edifício ficar pronto, terá 541 metros de altura e será a torre mais alta das Américas.

Além da torre maior, estão sendo finalizados outros 4 edifícios, um parque, obras do novo terminal de transportes, um museu, e, no local exato onde estavam as Torres Gêmeas, um memorial em homenagem às vítimas do atentado, cujos nomes estão impressos em bronze nas paredes das duas piscinas do lugar (esses já estão prontos).Esse local dos memoriais chama-se 9/11 Memorial e pode ser visitado mediante agendamento no site http://www.911memorial.org/visit.

O One World Trade Center já estava com sua obra bastante adiantada no ano passado, quando já se conseguia ver o arranha-ceu de praticamente todas as partes da cidade:

Olha lá a torre vista do Village, e nem estava totalmente finalizada....
Mas agora, ainda mais com a antena, a vista está ainda mais ampliada!

Tem um video muito interessante dos responsáveis pelo projeto que mostra bem a sua evolução, e como fica o skyline da minha cidade amada depois  que a construção toda estiver finalizada:



Me dá muita alegria poder falar do projeto, que depois de muito tempo tomou forma e com certeza sua inauguração trará uma energia muito positiva para a região e de homenageará as vitimas do atentado.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o novo World Trade Center, clique aqui.