sábado, 16 de junho de 2012

[Orlando] Aluguel de carro

Orlando é uma cidade de difícil deslocamente se o visitante não tiver carro. Lógico que muitos hotéis da região oferecem o serviço de shuttle, que é o traslado do aeroporto para o hotel, do hotel para os Parques Temáticos e novamente do hotel para o aeroporto. Essa opção é a mais econômica, mas você ficará preso aos horários pré-estabelecidos, não podendo seguir seu roteiro ou mesmo visitar algum local fora da listagem turística oficial. A dica do Yes You Can Travel é o aluguel de carro, não é a toa que Orlando é o maior mercado do mundo em aluguel de carros!

Existem várias companhias confiáveis, mas indicamos as seguintes: Alamo, Avis, Hertz e National. Para deixar um carro reservado desde o Brasil, acesse os sites das empresas (todas em português) e faça uma simulação. Cuidado na hora de fechar pois as empresas costumam tentar empurrar uma série de seguros desnecessários, que encarecem demais o aluguel. Basicamente, selecione a tarifa simples com as taxas obrigatórias e adicione o aparelho de GPS (muito importante) e o seguro CDW (colision damage waiver). Os outros seguros são desnecessários e você pode optar por não adicioná-los nas diárias.

As empresas de aluguel de carros estão localizadas dentro do aeroporto de Orlando nos terminais A e B, no setor Ground Transportation (1° andar). Para chegar, siga as placas depois que pegar suas malas na esteira (baggage claim). Os guichês ficam um ao lado do outro e os carros ficam do outro lado da rua, no estacionamento do aeroporto. Se seu contrato de aluguel já contempla todas as taxas e seguros, conforme explicado acima, recuse todo e qualquer seguro adicional que for oferecido no momento da assinatura do contrato.

Você deverá apresentar sua carteira de motorista do Brasil válida e se quiser ficar ainda mais tranquilo pode fazer no Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Essa permissão não é necessária para alugar o carro mas facilita se houver algum acidente ou se você for parado por um policial. Para saber maiores detalhes, clique aqui.

Depois de assinar o contrato de aluguel e atravessar a rua para o estacionamento, você deve se dirigir ao setor específico de sua companhia seguindo as placas indicativas e já no setor, procurar pela classe do carro contratado (economy, compact, midsize, full size, SUV etc). Normalmente as chaves ficam na ignição dos carros e você pode escolher dentre as opções da sua classe qual carro prefere.


Normalmente o carro já está com o tanque de combustível cheio e você deve devolvê-lo da mesma forma, ou seja, deverá parar em um posto de gasolina para abastecer no final da sua viagem antes de devolvê-lo no aeroporto. Ah, e não se assuste! Raramente os postos possuem frentistas para o abastecimento e você mesmo deve operar a bomba de combustível. Lembre-se que lá nos EUA a medida de combustível não é litros e sim galões!!

Se você optar por levar o aparelho GPS do Brasil, confira ainda em casa, se o mapa dos EUA está na memória do aparelho. Ao entrar no carro e ainda antes de começar a dirigir, configure o destino para não precisar se preocupar com o trajeto. Se seu destino for um dos Parques Temáticos, simplesmente digite o nome do parque (ex: Magic Kingdom). Se você estiver saindo do hotel por exemplo, e dependendo da localização do mesmo, o GPS informará o trajeto pela estrada interestadual I-4 e você deverá pegar uma das saídas indicadas para chegar ao parque desejado. Caso seu destino seja um shopping, outlet ou até mesmo outro local, informe o endereço do mesmo no GPS, que ele irá calcular o melhor trajeto.



A estrada interestadual I-4 foi inaugurada em 1957 e possui 213 km de extensão. É a principal via de transporte em Orlando, iniciando em Tampa (west) e terminando em Daytona Beach (east), passando por Orlando. Possui diversas saídas (numeradas de 1 até 132) que levam o motorista às outras avenidas/ruas de acesso aos parques, lojas e hotéis. A I-4 atravessa a cidade inteira de Orlando e sempre há indicações claras das saídas numeradas, e de qual é o sentido, se leste (east) ou oeste (west). A numeração e o sentido (leste ou oeste) são muito importantes para que o motorista possa se localizar na cidade e encontrar facilmente o destino desejado. Uma dica é sempre se lembrar que no sentido west a numeração das saídas diminui e no sentido east a numeração das saídas aumenta. Seguem os números das principais saídas da I-4 para os Parques Temáticos: Magic Kingdom (exit 64), Hollywood Studios (exit 64), Animal Kingdom (exit 65), Epcot (exit 67), Sea World (exit 71) e Universal Studios/Islands of Adventure (exit 75B).

Um comentário:

Sara disse...

Eu acho que é sempre bom ter um carro, por qualquer motivo, desde que eu estou viajando em algum lugar, eu tenho uma lista de aluguel de carro para os melhores destinos